Filtros e Motobombas


Filtros e Motobombas

O filtro tem a função básica de filtrar as partículas em suspensão da água da piscina. Dentro do filtro, a água desce pelo tanque e passa por toda a areia que está dentro do filtro, deixando por lá, grande parte da sujeira da piscina.
Os filtros devem ser sempre dimensionados com cuidado para cada tipo e tamanho de piscina, levando em consideração seu volume de água (m³). Isto se deve ao fato de que existe um tempo mínimo para que toda a água da piscina passe pelo filtro e retorne limpa à piscina. Além do filtro precisar ser de tamanho adequado, é necessário que acompanhe uma motobomba potente suficiente para 'puxar' a água da piscina. Uma motobomba mal dimensionada pode causas problemas ao filtro, por exemplo, se for uma bomba muito potente para o filtro, ela pode fazer com que o filtro estoure e seja necessária a troca desta peça. Normalmente, o fabricante recomenda que piscinas residenciais tenham um tempo de filtração de 8 horas por dia, neste caso, com o volume da piscina podemos dimensionar o modelo de filtro e bomba adequados. Já em piscinas coletivas, recomenda-se que o tempo de filtração seja de 6 horas, otimizando assim, o uso da piscina.
Conheça abaixo todas as especificações dos filtros de marca Sibrape e Sodramar.

Como saber qual Filtro e Bomba eu preciso?

Basta verificar na tabela abaixo de acordo com o volume de sua piscina (altura x largura x comprimento) os modelos Sibrape e Sodramar mais indicados para:

Filtro Sodramar

Motobomba indicada

Tempo de filtração

6 horas

8 horas

Volume da piscina (m³)

FM25

BM25 - 1/4cv

14m³

19m³

FM30

BM25 - 1/4cv

22m³

30m³

FM36

BM33 - 1/3cv

32m³

43m³

FM40

BM50 - 1/2cv

40m³

53m³

FM50

BM75 - 3/4cv

62m³

82m³

FM60

BM100 - 1cv

89m³

119m³

FM75

BM150 - 1.5cv

104m³

138m³

2 pçs de FM60

BM200 - 2.0cv

178m³

238m³

2 pçs de FM75

BM300 - 3.0cv

208m³

276m³

FV-100

BMS-200 - 2cv

162m³

216m³

FVP-100

BMS-300 - 3cv

210m³

280m³

FVP-120

BMS 400 - 4cv

306m³

408m³

2 pçs de FV-100

2pçs de BMS-200 - 2 X 2cv

324m³

432m³

2 pçs de FVP-100

BMS-550 "A" - 5,5cv

420m³

560m³

2 pçs de FVP-120

BMS-550 "B" - 5,5cv

612m³

816m³


Filtro Sibrape

Motobomba indicada

Tempo de filtração

6 horas

8 horas

Volume da piscina (m³)

S-20

Bap Fit 16 - 1/6cv

15m³

20m³

S-30

Bap Fit 25 - 1/4cv

23,4m³

31,2m³

S-40

Bap Fit 33 - 1/3cv

33,6m³

44,8m³

S-50

Bap Fit 50 - 1/2cv

52,8m³

70,4m³

S-60

Bap Fit 75 - 3/4cv

73m³

98,4m³

S-70A

Bap Fit 100 - 1cv

93,6m³

124,8m³

S-70B

Bap 150 - 1.5cv

108m³

144m³

Filtros Sibrape

filtros

Filtros da Sibrape possuem cabeçote de resina em ABS, com válvula desmontável e à prova de corrosão. O visor permite enxergar a circulação da água e, assim, acompanhar a progressão da sua limpeza. A alavanca aciona seis operações: filtrar, retrolavar, pré-filtrar, drenar, recircular e fechar.
A água que entra pelo cabeçote cai sobre o elemento filtrante (areia) em forma de chuva, o que faz com que sua distribuição por entre os grânulos de areia se dê de maneira homogênea, e não concentrada. O sistema assegura a retirada de toda a sujeira da água com melhor desempenho e eficiência.
Fabricado em seis modelos com corpo em polietileno, para piscinas de todos os tamanhos, o filtro Sibrape tem o corpo robusto em todos os tamanhos.
Este filtro pode ficar exposto ao sol e a chuva sem dar amostras de desgaste, pois possui proteção anti-UV.

Motobombas Sibrape

motobombas

O que faz realmente o filtro Sibrape funcionar é a potente Motobomba Export, disposta nos modelos BPF e BAP. As motobombas possuem relê térmico, que protege o motor de qualquer interferência externa, impedindo superaquecimento. É refigerada por 'fan cooler', uma ventoinha instalada na parte traseira do conjunto. Na superfície do motor, há uma caixa blindada que acomoda as ligações elétricas e o capacitor de partida. O motor de alumínio é mais leve e compacto. Suas aletas externas dissipam melhor o calor.
É auto-escorvante, ou seja, retira automaticamente o ar da tubulação e da mangueira de sucção.
Vale lembrar também que a motobomba trabalha com o mínimo de ruído possível.

Veja o esquema do filtro Sibrape

esquema filtro
filtro

Filtros e Motobombas - Sodramar

filtros

Filtros da Sodramar, também chamados de filtros série Millenium, são desenvolvidos para filtragem de alta vazão, priorizando sempre a qualidade da água e saúde dos usuários. Os tanques são rotomoldados de polietileno, sem emendas, e garante alta resistência a tensões internas, e é totalmente à prova de corrosão.
Durante a a filtração, a água sugada da piscina atravessa a válvula seletora e é distrubuída no meio filtrante através do cesto defletor, onde as impurezas são captadas pela areia. A água também cai em forma de chuva, distribuindo-se homegeneamente pela areia. Já limpa, a água retorna para a piscina.
A válvula seletora permite 06 operações como: filtrar, pré-filtrar, drenar, retrolavar, recircular e fechar.
Importante: Os filtros FM100 foram projetados para operar em conjunto com a motobomba BM300, também de fabricação da Sodramar. A utilização de um equipamento de outra procedência poderá reduzir a efeiciência dos filtros, e consequentemente, acarretará na perda da garantia de fabricação.

motobombas

A motobomba BM da Sodramar é uma bomba auto escorvante, podendo trabalhar acima do nível da água da piscina, porém, isto só deve ser feito quando não há outras alternativas. O corpo da bomba é altamente resistente às pressões internas e tem características interessantes, como o guia para colocação do cestinho, o encaixe da tampa de policarbonato para fechar o pré-filtro, uma guia de encaixe de outras peças, e insertos metélicos para colocação de parafusos.
A motobomba possui a voluta, que tem a função de anti-câmara para que o rotor trabalhe numa área menor que o corpo da bomba, equalizando ruídos, perdas e concentrando o direcionamento do recalque da água.
Os rotores das bombas vêm com pescoço e rosca de latão proporcionando um balanceamento perfeito, evitando a trepidação e garantindo maior segurança.

Veja o esquema da válvula seletora

esquema filtro

Instalação dos equipamentos

O local onde deve ser instalado o filtro e a motobomba é chamado de casa de máquina, um recinto coberto e parcialmente fechado, onde estão instalados todos os registros que comandam o fulxo da água do tanque da piscina. Este recinto deve possuir em sua base, um dreno para evitar acúmulo de água, que pode ocorrer caso ocorra manutenção no sistema. Sendo que o mais importante é que o local seja seco, ventilado e livre de intempéries que diminuem a vida útil dos equipamentos.
O filtro e a motobomba são equipamentos que devem ser posicionados em local próximo da piscina para diminuir as perdas da tubulação de sucção da bomba. Uma perda elevada pode exigir uma motobomba de maior potência.
A motobomba deve ser instalada, preferencialmente, abaixo do nível da água da piscina, podendo ser colocada, por ser auto-escorvante, até 1 metro acima do nível da água.
filtros

Instalação Hidráulica

O Skimmer é indispensável para manutenção e higienização da água da piscina. Sua função é eliminar a sujeira superficial como folhas, oleosidades provocadas por bronzeadores ou similares e secreções que afetam a aparência da água e dificilmente são removidas prlo processo de aspiração convencional. A instalação do Skimmer é obrigatória tanto para garantir a higienização da água e controle de vazão. Além do Skimmer, é obrigatória a instalação de no mínimo02 ralos de fundo interligados ao Skimmer, garantindo também a segurança dos usuários.
Veja abaixo um esquema de como poderá ser a disposição destes itens:
filtros
Todas as saídas de água da piscina devem ser ligadas ao bolca de sucção da motobomba. Estas saídas de água são contituídas por skimmers, drenos de fundo, dispositivos de aspiração. O bocal de saída da motobomba deve ser ligado à entrada da válvula seletora.
Todos os dispositivos de retorno devem ser conectados à saída da válvula seletora. E a saída da válvula deve ser conectada diretamente com a rede de esgoto.

Linha Comercial de Filtros e Motobombas

filtro para piscinas de clubes e academias

Filtro Comercial

As piscinas comerciais são aquelas que geralmente atendem ao público coletivo como: condomínios, clubes, academias, escolas de natação, hotéis, motéis, entre outros. Geralmente, as piscinas comerciais são utilizadas por um tempo, quantidade e número de pessoas superior às residenciais; por isso, necessitam de produtos mais eficientes e resistentes.
Para atender a esta demanda apresentamos o filtros de alta vazão Sodramar nos modelos: FV-100, FVP-100 e FVP-120.

Modelo FV-100: Fabricado em fibra de vidro é próprio para piscinas acima de 160.000 litros. Resiste às pressões superiores de 2 kgf/cm2 e pode ser instalado na mesma linha hidráulica de produtos como aquecedores e geradores de cloro. Possui vazão de 27m³ por hora de água e utiliza motobomba de 2cv de potência. Chega a filtrar 162 mil litros de água em 6 horas ou 216 mil litros de água em 8 horas.
Necessita de 520kg de areia.

Modelo FVP-100: Fabricado em plástico internamente e revestido em poliéster rotofilado (fibra) por fora. Chega a ser mais leve que o modelo FV, porém, tão resistente quanto. Possui vazão de 35m³ de água por hora e utiliza motobomba de 3cv de potência. Chega a filtrar 210 mil litros de água em 6 horas e 280 mil litros em 8 horas.
Necessita de 520kg de areia.

Modelo FVP-120: Fabricado em plástico internamente e revestido em poliéster rotofilado (fibra) por fora. Chega a ser mais leve que o modelo FV, porém, tão resistente quanto. Possui vazão de 51m³ de água por hora e utiliza motobomba de 4cv de potência. Chega a filtrar 306 mil litros de água em 6 horas e 408 mil litros em 8 horas.
Necessita de 750kg de areia.

Motobomba Comercial

motobombas de uso comercial

As motobombas BM-Super da marca Sodramar são fabricadas em plástico de engenharia e acoplados aos motores blindadosm com ótimo rendimento de vazão e pressão. Os modelos de bomba BMS-200 e BMS-300, de 2 e 3cv respectivamente, tem o corpo do pré-filtro junto ao corpo da bomba. São auto escorvantes e possuem bocais de sucção e recalque de 2".
Já as bombas BMS-400, BMS-550 e BMS-750, de 4cv, 5cv e 7cv respectivamente, são bombas difetenciadas das bombas similares ao do mercado nacional. O gigantesco pré-filtro é acoplado ao corpo da bomba e pode ser adaptado também nas reposições de bombas antigas já instaladas de outros fabricantes.
Mas, possui o diferencial de ser inteiramente de plástico, evitando assim, a corrosão. Possuem sucção de 6" e recalque de 4".

:: últimas Notícias

    :: Nossa Loja

    loja
    Loja Virtual
    Conecte-se conosco:
    Nosso blog com dicas Siga nosso twitter Siga nosso facebook Fale pelo Messenger


    Cottage - Casa e Lazer (12) 3942-3603 - COTTAGE@COTTAGE.COM.BR
    Rua João Rodolfo Castelli, 551 Putim (próximo à Rod. Tamoios) - São José dos Campos/SP