Como construir o cômodo de Sauna Seca

esquema construção sauna seca esquema construção sauna seca

O Cômodo de Sauna pode ser dimensionado a seu critério. Pode-se optar pelas medidas padronizadas na tabela abaixo.
Número de usuários em função do volume do ambiente

1,50m x 1,00m x 2,00m - Volume: 3,0M3 - 02 pessoas
2,00m x 1,50m x 2,00m - Volume: 6,0M3 - 04 pessoas
2,50m x 2,00m x 2,00m - Volume: 10,0M3 - 08 pessoas
3,00m x 3,00m x 2,00m - Volume: 18,0M3 - 14 pessoas

Revestimento

Faça um reboco comum nas paredes e teto e um rodapé de 10 cm de altura e espessura pouco maior que a espessura da forração de madeira, para que esta não toque no chão. Assim você poderá lavar o piso sem molhar a forração de madeira. Sobre o reboco , pregue sarrafos (2,5 x 5 cm) a cada 35-40 cm de distância um do outro, na horizontal, preenchendo os intervalos com Lã de vidro(2,5 cm de espessura) ou isopor. Faça agora o revestimento com madeira, usando lambris (10mm de espessura, no mínimo). A melhor madeira é Pinho Finlandês, mas se pode usar o Pinho chileno, Cedro, Mogno ou Cedrinho (Vermelho) de boa qualidade. A madeira deve ser macia e deve estar seca. Fixe os lambris com prego de aço sem cabeça. Para não aparecer os pregos, uma boa prática é bater os pregos no macho dos lambris, de fora para dentro, em diagonal e rebatido levemente para que penetre um pouco mais na madeira, assim, quando encaixar a fêmea dos lambris, o prego ficará escondido e dará acabamento perfeito.
Importante: para sauna seca a lenha não use isopor, recomendamos o uso de lã de vidro

esquema construção sauna seca

Piso

O piso pode ser de cimento comum ou com cerâmica, e você poderá colocar um estrado de madeira por cima. Assim você pode removê-lo para lavar o chão.
Atenção:
No local do forno não pode ter madeira, por isso faça o revestimento das paredes e piso com plaquetas ou tijolos refratários.
Proteja o forno com uma grade, que pode ser de madeira para o caso do forno elétrico ou a lenha (se a alimentação da lenha ficar do lado de fora, é o caso de nosso equipamento), colocada a uma distância de pelo menos 20cm do forno. Para forno a lenha ou carvão ( que a alimentação de lenha ou carvão ocorre no próprio cômodo de sauna), faça uma mureta com tijolos refratários, afastada 5 - 10 cm do forno, e com alguns dos elementos vazados.
Coloque respiros para ventilar o forno; um na parede onde fica o forno, com uma abertura de ~6 x 14 cm e a 10 - 15 cm do piso, ou seja atrás do forno, com um acabamento externo de tela ou treliça de madeira; e outro na parede oposta, onde está normalmente os bancos, com abertura do mesmo tamanho e abaixo uns 30 cm do teto. Esta abertura superior, que pode ter um acabamento externo igual a inferior, deve ter, na parte interna, uma portinhola de correr (pode ser de madeira) para controlar o fluxo de ar do ambiente
Não deixe quinas vivas nos bancos, nos cantos coloque cantoneira de madeira ou corda
Toda a madeira usada deve estar bem lixada para evitar farpas. Não use nenhum produto para proteger a madeira (verniz ou outros).
Use uma luminária que componha com o ambiente da sauna ( normalmente com acabamento em madeira ). O interruptor deve ser instalado fora do cômodo da sauna.
A porta de madeira deverá abrir para fora, possuir visor transparente e trava que possa abrir quando empurrada .
A ducha evidentemente deverá ser colocada fora do cômodo.
Usar fiação anti-chama.
No caso do Forno elétrico: - a instalação elétrica é muito importante. Use os cabos indicados pelo fabricante. Faça um circuito só para a sauna, com o disjuntor adequado no quadro de força.

esquema construção sauna seca

Equipamento

Forno Elétrico
Forno a Gás
Forno a Lenha - c/alimentação de lenha fora do cômodo de sauna

:: últimas Notícias

    :: Nossa Loja

    loja
    Loja Virtual
    Conecte-se conosco:
    Nosso blog com dicas Siga nosso twitter Siga nosso facebook Fale pelo Messenger


    Cottage - Casa e Lazer (12) 3942-3603 - COTTAGE@COTTAGE.COM.BR
    Rua João Rodolfo Castelli, 551 Putim (próximo à Rod. Tamoios) - São José dos Campos/SP